O debate continua sobre se o game Vice City ou San Andreas é o rei dos primeiros jogos 3D Grand Theft Auto. Aqui está o que cada jogo faz melhor.
Independentemente do que se pensa sobre sua qualidade, é difícil argumentar que os três jogos Grand Theft Auto no PS2 não são alguns dos jogos mais importantes já feitos. Não apenas eles foram gigantes de vendas absolutos, mas também abriram muitos novos caminhos no design de jogos de mundo aberto.
Os fãs vão e voltam sobre se Grand Theft Auto: Vice City é o melhor da franquia ou se é San Andreas. A lista a seguir irá apontar os pontos fortes de cada um. No final das contas, é fácil ver os dois argumentos para qual é o melhor Grand Theft Auto. Uma coisa é certa: ambos são fantásticos.
Vice City: a configuração
Mesmo que as limitações técnicas de ambos os jogos apareçam hoje em dia, ainda há algo de especial na representação de Vice City dos anos 80. Os modelos de personagens são pitorescos, e outras partes do mundo definitivamente parecem ter sido feitas em 2002, mas os jogadores ainda sentem que atravessaram um portal do tempo ao iniciar o jogo.
Pode-se dizer o mesmo sobre San Andreas, mas perde um pouco do brilho dos anos 1990 quando a história avança para San Fierro e Las Venturas. Vice City realmente mergulha os jogadores no local e período de tempo.
San Andreas: Gameplay
A jogabilidade de Vice City é muito semelhante a Grand Theft Auto 3 para a maioria considerá-lo um grande passo acima de seu antecessor. San Andreas, por outro lado, faz muito para impulsionar a série.
Os jogadores podem mirar livremente, andar agachado, escalar objetos no ambiente e muito mais. O movimento e a condução simplesmente parecem mais suaves em geral. Mais missões envolvem tiroteios, e eles realmente jogam bem. Atirar e mirar parece instável em Vice City, enquanto a jogabilidade é muito mais suave em San Andreas.
Vice City: ainda é a melhor versão da cidade
Liberty City de Grand Theft Auto 3 é piorada puramente por causa de Grand Theft Auto 4, que melhorou a configuração. O mesmo vale para Los Santos em San Andreas sendo recriado em Grand Theft Auto 5.
No entanto, não há recriação em HD do mapa de Vice City para tornar a aparência original pior em comparação. Talvez os fãs consigam um no futuro, mas até então, o Vice City de 2002 ainda é o melhor que os jogadores falsos de Miami têm.
San Andreas: a história
Vice City é um conto relativamente simples sobre um criminoso construindo um império. É atraente do ponto de vista da jogabilidade, mas não há nada realmente interessante ou único na carne da história. San Andreas, por outro lado, é uma história de crime épica com dezenas de personagens.
Os jogadores são levados a acreditar que o jogo será sobre uma coisa, antes que toda a história seja virada de cabeça para baixo e os jogadores sejam enviados para um caminho totalmente diferente. Ao longo do caminho, o personagem principal, Carl Johnson, cresce e muda, mantendo os jogadores envolvidos.
Vice City: mais aberto
Vice City é estruturado de forma única para um jogo Grand Theft Auto. Após uma determinada missão, o jogo permite que os jogadores adquiram propriedades e completem missões para cada um deles em qualquer ordem. Embora San Andreas tenha ativos e missões secundárias, eles não estão diretamente ligados à progressão.
Alcançar os créditos em San Andreas ainda é apenas uma série linear de missões. Existem muitos deles, cerca de 100 para ser exato, mas eles seguem um caminho típico. O nível de escolha em Vice City faz com que os jogadores sintam que têm mais controle.
San Andreas: missões mais interessantes
Com cerca de 100 missões de história ao todo, os objetivos devem ser interessantes para os jogadores permanecerem envolvidos até o final. As missões cobrem toda a gama de mecânicas de jogo, como tiroteios, perseguições de carro, perseguições a pé e até mesmo voar para Liberty City.
Vice City tem menos missões em comparação e oferece menos variedade. Como dito anteriormente, os tiroteios não são tão divertidos e o movimento não parece tão apertado quanto em San Andreas.
Vice City: a edição definitiva parece melhor
Tem havido muita controvérsia em torno das edições definitivas da trilogia lançadas recentemente. Os gráficos foram alvo de muitas críticas, e existem inúmeros problemas técnicos. San Andreas sofre mais dos três. Alguns argumentam que certas escolhas estéticas destroem a vibração única do jogo PS2.
Do outro lado da moeda está Vice City, que se sai melhor com as atualizações. Os modelos de personagens ainda parecem estranhos às vezes, mas a aparência geral da cidade é melhorada.
San Andreas: mecânica de rpg
San Andreas obriga os jogadores a prestar muita atenção às estatísticas de CJ. Se ele ficar muito tempo sem comer, ele fica mais fraco. Mas se os jogadores o alimentarem demais, ele ganhará peso e não será tão ágil. Além disso, certas estatísticas como resistência, músculo e capacidade pulmonar aumentam à medida que os jogadores realizam determinadas atividades.
CJ fica melhor em dirigir carros, motos e motos quanto mais ele se envolve com eles. Ele também fica melhor com certas armas à medida que as usa. Isso faz com que os jogadores sintam que tudo o que fazem conta e tem um efeito em seu jogo.
Vice City: rítimo mais rápido
Leva apenas algumas horas para os jogadores realmente entrarem na carne de Vice City. Depois de uma pequena série de missões, os jogadores já são grandes jogadores, realizando missões com grandes conjuntos. San Andreas, para o bem ou para o mal, começa menor e demora um pouco para pegar. Apenas quando os jogadores pensam que estão no loop de jogo principal e prontos para ganhar muito dinheiro, o jogo lança uma bola curva e CJ está de volta à estaca zero em outra parte do mapa.
Enquanto esse tipo de ritmo contribui para a grande escala de San Andreas, Vice City é mais imediatamente gratificante. Muitos jogadores de GTA apreciam o ritmo mais rápido e a construção mais rápida que este título oferece.
San Andreas: paisagens mais variadas
Embora a vibração dos anos 80 possa ser mais agradável, San Andreas tem uma enorme vantagem quando se trata de mapas simplesmente porque o terreno é mais variado. Cada uma das três grandes massas de terra tem uma personalidade distinta e existem áreas rurais para explorar.
Vice City geralmente tem um tom, enquanto San Andreas varia muito com suas regiões. Há algo especialmente satisfatório em fazer uma missão onde o jogador atravessa várias áreas do mapa, realmente fazendo com que os jogadores sintam que estão atravessando um estado inteiro.
Grand Theft Auto: The Trilogy já está disponível para PS4, PS5, Xbox Series X e S, Xbox One e PC.